Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bioética da proteção na acessibilidade à saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais / Bioethics protection at the lesbians, gays, bisexuals and transgender accessibility

Franklin, Thainara Araujo; Galvão, Rodrigo Almeida; Boery, Rita Narriman Silva de Oliveira; Sena, Edite Lago da Silva; Yarid, Sérgio Donha.
Rev. enferm. UFPE on line; 10(9): 3483-3488, set. 2016.
Artigo em Português | BDENF | ID: bde-30096

OBJETIVO:

analisar a temática da acessibilidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBTaos serviços da Atenção Básica a Saúde após a implementação da Política Nacional de Saúde Integral deLésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, dialogando essa temática com a bioética da proteção.

MÉTODO:

foram analisados 15 estudos do período de 2000 a 2015 a partir da Biblioteca Virtual em Saúde.

RESULTADOS:

a discussão das informações estruturou-se em duas temáticas: Dificuldades de acesso aos serviçosda Atenção Básica relatados pelos LGBT e o problema ético da acessibilidade dos LGBT aos serviços daAtenção Básica.

CONCLUSÃO:

o material revisado evidencia a existência de fatores relacionados aofuncionamento dos serviços e o preconceito aos homossexuais. Considera-se salutar a abordagem da bioéticano contexto desta acessibilidade, pois a temática representa um problema ético no campo da saúde pública.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1