Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise de custo-efetividade do n-butil-cianoacrilato para fixação de telas em hernioplastias inguinais sob a perspectiva da saúde suplementar brasileira / Cost-effectiveness of n-buthyl-cyanoacrylate for mesh fixation in inguinal hernioplasty under the perspective of Supplementary Healthcare in Brazil

Mensor, Luciana; Contadin, Regina; Pepe, Camila; Cardoso, Elisanio.
J. bras. econ. saúde (Impr.) ; 8(2): 132-140, ago. 2016.
Artigo em Português | ECOS, LILACS | ID: biblio-2088

Objetivo:

Estimar a custo-efetividade do n-butil-cianoacrilato (NBCA) para fixação de telas em pacientes submetidos a hernioplastias inguinais por reparo aberto ou laparoscópico, sob a perspectiva da Saúde Suplementar do Brasil.

Métodos:

Foi elaborado modelo analítico de decisão para estimar a razão de custo efetividade incremental (RCEI) em horizonte de tempo de um ano após procedimento cirúrgico com o uso do adesivo sintético versus técnicas tradicionais de fixação (sutura e grampos). Alternativamente, o uso de NBCA foi comparado à cola de fibrina. Os desfechos clínicos avaliados foram incidência de dor aguda e crônica. A estimativa de custos médicos diretos totais para as diferentes abordagens cirúrgicas e terapia da dor foi elaborada a partir da opinião de especialistas e coletadas em bases de dados secundárias.

Resultados:

A RCEI obtida através do modelo evidenciou economia substancial de recursos financeiros relacionada ao uso de NBCA de aproximadamente R$ 2.800 por procedimento após reparo laparoscópico e R$ 60 reais por procedimento para reparo aberto, resultados direcionados majoritariamente pela menor tendência de dor (efetividade incremental de 21,74% em termos de dor evitada) versus métodos de fixação tradicional. No cenário alternativo, no qual comparou-se NBCA com a cola biológica (adesivo de fibrina), atingiu-se economia financeira com nível de efetividade equivalente do ponto de vista estatístico entre os comparadores.

Conclusão:

Pode-se atribuir que o uso de NBCA para fixação de telas em cirurgias de reparo de hérnia inguinal constitui alternativa segura, efetiva e viável economicamente, quando comparado tanto a técnicas de fixação tradicionais como à cola biológica.
Biblioteca responsável: BR1925.9
Localização: BR600