Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation of Staphylococcus aureus resistance profile isolated from nursing students in an institution of higher education / Avaliação do perfil de resistência de staphylococcus aureus isolados de estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino superior

Marino, Carolina; Marcatto, Juliana Tramontini; Gushiken, Carolina Yumi; Lima, Rodrigo Santos; Moris, Daniela Vanessa; Rodrigues, Marcus Vinicius Pimenta.
Acta sci., Health sci ; 38(2): 145-152, jul.-dez. 2016. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-827188
Staphylococcus aureus causa uma grande variedade de infecções, muitas delas adquiridas no ambiente hospitalar. Uma parcela significativa da população é carreadora nasal desses micro-organismos. O presente trabalho avaliou a colonização nasal por S. aureus identificando seu perfil de resistência em estudantes de enfermagem de uma instituição privada de ensino superior. Foram coletadas e identificadas amostras de swab nasal para S. aureus e realizado o antibiograma e a detecção por PCR dos genes mecA, ermA e ermC. Foram incluídos 62 alunos e isoladas 20 amostras (32,3%) positivas para S. aureus, no perfil fenotípico, 30% apresentaram resistência à Eritromicina e 10% para Oxacilina, Cefoxitina e para o teste D, no perfil genotípico 25% apresentaram gene mecA (MRSA), 5% do gene ermA e 35% do gene ermC, e 10% com genes ermC e mecA. Esses dados reforçam a necessidade de monitoramento de colonização por bactérias potencialmente resistente em profissionais da saúde.
Biblioteca responsável: BR513.2