Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tempos de acesso a serviços de saúde face ao infarto do miocárdio / Access times to health services in cases of myocardial infarction

Mendes, Andreia Santos; Reis, Virgínia Ramos dos Santos Souza; Santos, Carlos Antonio de Souza Teles; Mussi, Fernanda Carneiro.
Acta paul. enferm ; 29(4): 446-453, ago. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-827728
Resumo Objetivo Analisar os tempos relacionados ao acesso de homens e mulheres com infarto do miocárdio a hospitais referência em cardiologia e a correlação entre eles. Métodos Pesquisa transversal, com 100 pessoas com infarto entrevistadas em hospitais referência em cardiologia. Dados analisados por estatística descritiva e inferencial, adotando-se significância estatística. Resultados Os tempos foram elevados (decisão para atendimento, chegada ao primeiro serviço de saúde, permanência na rede de atenção e admissão em hospitais referência em cardiologia), exceto o de transporte, sobretudo para mulheres. Houve maior contribuição do tempo de decisão na composição do tempo de chegada ao primeiro serviço de saúde e do tempo de permanência na rede na composição do tempo de chegada aos hospitais referência em cardiologia. Conclusão A longa espera por atenção especializada reflete a falta de estrutura dos serviços de saúde, e o tempo de decisão elevado reflete a falta do não reconhecimento do infarto pelos participantes.
Biblioteca responsável: BR1.1