Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Automedicação entre acadêmicos de Medicina das Universidades Católica e Federal de Pelotas/RS / Self-medication among medical students of two medicine schools in Pelotas, South Brazil

Pilger, Maurício Castro; Dombrowski, Gabriela; Rebelo, Matheus; Tomasi, Elaine.
Rev. AMRIGS ; 60(1): 26-31, jan.-mar.2016. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-831222

Introdução:

A automedicação é uma prática frequente e com consequências importantes para o perfil de saúde da sociedade, seja contribuindo para que o sistema de saúde não fique sobrecarregado de consultas médicas por sintomas de fácil resolução ou dificultando o diagnóstico de uma possível patologia de base por mascarar seus sintomas.

Métodos:

Estudo transversal descritivo realizado com 609 estudantes de medicina de 2 universidades, sendo uma instituição pública e outra privada, da cidade de Pelotas, RS que busca caracterizar a automedicação entre os acadêmicos.

Resultado:

A pesquisa aponta para uma altíssima taxa de automedicação entre esses acadêmicos (90%). A prática foi mais comum entre as mulheres e sua frequência aumentou conforme o acadêmico estivesse mais avançado no curso. Analgésicos, anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) e antitérmicos foram as classes mais utilizadas sem orientação médica.

Conclusão:

A alta taxa de automedicação encontrada no presente estudo reforça a necessidade de a correção dessa problemática através de uma mudança do ensino médico, uma vez que o curso não aborda o tema de maneira a criar um senso de conscientização que o acadêmicos possam futuramente orientar seus pacientes de maneira crítica quanto ao uso racional e responsável das medicações.
Biblioteca responsável: BR18.1