Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais sobre o câncer entre familiares de pacientes em tratamento oncológico / Social representations about cancer among relatives of patient undergoing oncological treatment / Representaciones sociales del cáncer entre familiares de pacientes en tratamiento oncológico

Lima, Sara Fiterman; Silva, Raimundo Guilherme Mesquita; Silva, Viviane de Sá Coelho; Pasklan, Amanda Namíbia Pereira; Reis, Livia Mariane Castelo Branco; Silva, Ualaci Caldas.
REME rev. min. enferm ; 20: e-967, 2016. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-835275
O câncer é uma enfermidade cercada de estigmas a qual afeta emocionalmente seus portadores, assim como os seus familiares. A pesquisa teve como objetivo apreender as representações sociais sobre o câncer entre familiares de pacientes submetidos a tratamento oncológico em um hospital de São Luís-Ma. Tratou-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, em que se seguiram os pressupostos da Teoria das Representações Sociais para fundamentação da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram 102 familiares de pacientes em tratamento oncológico ambulatorial e a amostra foi do tipo aleatória e espontânea. Os dados foram coletados a partir da Técnica de Evocação Livre de Palavras e analisados com o auxílio do software EVOC 2003. A análise do quadro de quatro casas demonstrou uma representação negativa do câncer por parte dos familiares, com as seguintes palavras desespero, dor, medo, morte, sofrimento, tratamento e tristeza como núcleo central das representações. E a palavra esperança constitui a primeira periferia. O estudo sobre as representações sociais do câncer entre os familiares de pacientes oncológicos mostrou-se de grande relevância, pois apresentou o sentimento presente entre os familiares daqueles acometidos pela doença.
Biblioteca responsável: BR21.1