Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O papel do agente comunitário de saúde no fortalecimento da educação popular em saúde / El rol del agente comunitario de salud en el fortalecimiento de la educaciónpopular en salud / The role of the community health worker to strengthen popular education in health

David, Helena Maria Scherlowski Leal.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(2): 371-378, abr.-jun. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836352

Objetivo:

Refletir e discutir sobre o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) como educador popular.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, centrada na concepção da pesquisa-ação, utilizando procedimentos de grupo focal, oficinas e análise de conteúdo. Os sujeitos desse estudo foram 14 ACS de duas Áreas Programáticas do Município do Rio de Janeiro, em grupo focal realizado em novembro de 2010.

Resultados:

A análise evidenciou que o ACS desenvolve práticas com base em pressupostos da Educação Popular em Saúde, permeadas de modo ambíguo por uma concepção normativa e bancária de educação como forma de reconhecimento e valorização dentro da equipe.

Conclusão:

O ACS possui um potencial educativo capaz de contribuir para a efetivação das ações da Atenção Básica. Para isso, deve buscar sua qualificação profissional e fortalecimento coletivo, e refletir criticamente sobre as contradições do seu trabalho.
Biblioteca responsável: BR1208.1