Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Experiência Paterna da Gestação no Contexto da Reprodução Assistida / Father’s Experience of Pregnancy in the Context of Assisted Reproduction

Sonego, Joice Cadore; Dornelles, Lia Mara Netto; Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Piccinini, Cesar Augusto; Passos, Eduardo Pandolfi.
Psicol. teor. pesqui ; 32(4): e324218, 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-842275
RESUMO Quando o projeto parental é inviabilizado em decorrência da infertilidade e o casal recorre às Técnicas de Reprodução Assistida (TRA), a construção da paternidade pode ser afetada. Este estudo qualitativo, que teve como objetivo investigar a experiência paterna da gestação nesse contexto, foi realizado com 13 pais cujas companheiras engravidaram por meio de TRA e se encontravam no terceiro trimestre gestacional A análise de conteúdo das entrevistas revelou que os participantes estavam envolvidos com a gestação e com o bebê, bem como com aceitação da ideia de se tornar pai. Destaca-se que essa vivência foi permeada pelas repercussões da infertilidade e do tratamento, o que pode trazer dificuldades e especificidades para a paternidade. Nesse contexto, em que o desejo e a realização da paternidade sofrem entraves desde seu início, é importante que se possa oferecer aos futuros pais o apoio de profissionais da área da saúde mental.
Biblioteca responsável: BR1.1