Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A relação entre o suporte organizacional no trabalho e o risco para doenças crônicas não transmissíveis em um serviço de saúde / Relationship between organizational support at work and risk of non-communicable chronic diseases in a health service

Costa, Élide Sbardellotto Mariano da; Hyeda, Adriano; Maluf, Eliane Mara Cesario Pereira.
Rev. bras. med. trab ; 15(2): 134-141, abr.-jun. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-848062

Contexto:

Conhecer a relação entre o suporte organizacional e as doenças crônicas e seus fatores de risco pode contribuir no planejamento ações de prevenção e promoção à saúde integral dos trabalhadores.

Objetivo:

Avaliar a relação entre o suporte organizacional percebido (SOP) e os fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em um serviço de saúde.

Métodos:

Estudo transversal, observacional e descritivo, com delineamento correlacional e abordagem quantitativa, através de dados de um questionário de autopreenchimento.

Resultados:

A taxa de participação da pesquisa foi de 80,24%, com média etária de 36,9 anos, 52,3% com contrato de trabalho por tempo determinado, 38,5% em turno noturno e 69,3% com trabalho exclusivo no serviço. Os riscos mais prevalentes para as DCNT foram hipertensão arterial sistêmica (29,2%), tabagismo (13,8%), sedentarismo (73,8%), dislipidemia (29,2%) e mais de um fator de risco associado (61,6%). O SOP na população estudada foi favorável, principalmente devido ao salário e às relações sociais no trabalho. Não houve relação significativa do SOP, mais de um emprego, turno noturno ou contratação temporária com os riscos para DCNT.

Conclusão:

O suporte organizacional percebido não aumentou ou reduziu o risco para as DCNT na população estudada.
Biblioteca responsável: BR1.1