Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rumo à educação baseada em competências: construindo a matriz do internato em Medicina de Família e Comunidade / Towards competency-based education: building the Family Medicine clerkship blueprint / Hacia una educación basada en competencias: la construcción de la matriz de prácticas en Medicina de Familia

Ben, Ângela Jornada; Lopes, José Mauro Ceratti; Daudt, Carmen Vera Giacobbo; Pintoa, Maria Eugênia Bresolin; Oliveira, Mônica Maria Celestina de.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 12(39): 1-16, jan.-dez. 2017. ilus
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS | ID: biblio-848831

Objetivo:

Elaborar a matriz de competências a serem desenvolvidas pelos estudantes durante os três meses de estágio no internato em Medicina de Família e Comunidade na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Métodos:

Foi realizada revisão de literatura sobre o referencial teórico do ensino baseado em competências sobre escolas médicas que utilizassem o ensino baseado em competências na especialidade e sobre as principais diretrizes nacionais e internacionais sobre o tema. Diante da revisão de literatura, foi discutida a aplicabilidade das recomendações no contexto do internato da UFCSPA.

Resultados:

Dezoito competências foram elaboradas e divididas em quatro eixos Geral; Abordagem Individual; Abordagem Familiar e Abordagem Comunitária. Cada competência foi detalhada em um ou mais componentes. Para cada componente, foram identificados os métodos de ensino e de avaliação atualmente utilizados no programa do internato.

Conclusão:

Com a definição da matriz, as competências, antes desenvolvidas de forma intuitiva, foram organizadas de modo a viabilizar a revisão e adequação dos processos de ensino e avaliação.
Biblioteca responsável: BR1931.9
Localização: BR408.1