Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Analysis of two drying methods on the yield and activity of sulfated polysaccharides extracted from Halymenia sp (Rhodophyceae) / Análise de dois métodos de secagem sobre o rendimento e atividade de polissacarídeos sulfatados extraídos da rodofícea Halymenia sp

Rodrigues, José Ariévilo Gurgel; Vanderlei, Edfranck de Sousa Oliveira; Quinderé, Ana Luíza Gomes; Queiroz, Ismael Nilo Lino de; Bessa, Érika Façanha; Benevides, Norma Maria Barros.
Acta sci., Biol. sci ; 34(1): 5-11, Jan.-Mar. 2012. tab, ilus, graf
Artigo em Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-868035
Os polissacarídeos sulfatados (PS) têm despertado interesse crescente para diversas aplicações em biotecnologia. Avaliou-se a eficiência de duas metodologias de secagem de PSs (M I e II) extraídos da rodofícea Halymenia sp. a fim de se comparar o rendimento, a purificação e a atividade anticoagulante. Inicialmente, os PS totais (PSTs) foram extraídos com papaína em tampão acetato de sódio 100 mM (pH 5,0) contendo cisteína e EDTA (5 mM). Os PSTs foram secados em estufa (M I) ou liofilizados (M II), seguido por cromatografia de troca iônica (DEAE-celulose) utilizando um gradiente de NaCl. As frações foram analisadas por eletroforese em gel de agarose a 0,5% e a atividade anticoagulante "in vitro" avaliada por meio do teste do tempo de tromboplastina parcial ativada usando plasma humano normal e comparadas à heparina (HEP) (193.00 UI mg-1). Verificaram-se diferença no rendimento de PSTs (19,05%) e semelhantes perfis cromatográficos de PS, revelando, por eletroforese, frações de PS distintas em grau de resolução entre os métodos. As frações eluídas com 0,75 M de sal (M I e II) foram as mais ativas, com valores de atividade da ordem de 27,40 e 72,66 UI mg-1, respectivamente, em relação à HEP. Portanto, a secagem por liofilização seria uma forma mais eficaz na obtenção de PSs com atividade anticoagulante de Halymenia sp.
Biblioteca responsável: BR513.2
Localização: BR68.1