Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade do Sono e da Sonolência Diurna em Estudantes de Fisioterapia de uma Instituição na Amazônia Brasileira / Sleep Quality and Daytime Sleepiness with Students of physiotherapy in an Institution from the Brazilian Amazon

Lins, Axell Lima; Magalhães, Átila Barros.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 5(3): 241-246, jul.-set. 2017. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-875603

Introdução:

A importância do sono vai além da obviedade de uma necessidade fisiológica básica, pois passa também pela possibilidade da existência de distúrbios à saúde humana decorrentes de sua privação. Além da má qualidade do sono e da sonolência diurna, a restrição do sono pode ser causadora de inúmeros problemas aos indivíduos.

Objetivos:

esta investigação pretendeu avaliar a qualidade do sono e o nível de sonolência diurna de acadêmicas do curso de Fisioterapia entre diferentes campi e períodos do curso em uma instituição de ensino superior pública do estado do Pará.

Métodos:

Participaram 156 alunas que responderam aos questionários autoaplicáveis Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI) e Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Os dados foram tratados por meio de frequência absoluta e relativa, utilizando o Excel (Office 2010) com teste de qui-quadrado para as proporções da amostra estudada e o Teste T student no aplicativo BioEstat 5.3, com p<0.05 para significância estatística.

Resultados:

Foi verificada a qualidade de sono ruim (PSQI =5 - 10) em 60,25% (n=94) da amostra geral. Foi visto ainda que 52,56% das pessoas avaliadas sofrem de sonolência diurna excessiva. Evidenciou-se que estudantes com sonolência diurna excessiva eram os que demonstravam ter qualidade do sono pior, observando-se resultados significativos entre qualidade de sono e sonolência diurna.

Conclusão:

Verificou-se, portanto, a presença de sonolência diurna em metade das estudantes de fisioterapia e a predominância de má percepção do sono em quase totalidade da referida amostra. Recomenda-se, fortemente, que sejam feitos novos estudos visando analisar, de forma mais integral e profunda, a sonolência diurna e a qualidade de sono entre essas estudantes. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2