Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados ao desempenho no Mini Exame do Estado Mental: estudo transversal / Factors associated with performance in the Mini Mental State Examination: a cross-sectional study

Grden, Clóris Regina Blanski; Rocha, July Hellen Linhares da; Cabral, Luciane Patrícia Andreani; Sousa, Jacy Aurélia Vieira de; Reche, Péricles Martim; Borges, Pollyanna Kássia de Oliveira.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 16(2): 170-178, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-877002

Objetivo:

identificar os fatores associados ao desempenho no Mini Exame do Estado Mental (MEEM) de idosos atendidos em um ambulatório de especialidades.

Método:

estudo transversal, com amostra por conveniência, constituída por 216 idosos que aguardavam consulta no ambulatório de especialidades, no período de março a junho de 2015, com aplicação de instrumento estruturado e do MEEM. Para análise, utilizou-se o software Stata versão 12® e os resultados foram considerados estatisticamente significativos quando p<0,05.

Resultados:

houve predomínio do sexo feminino (54%), casados (44%), que moravam com o cônjuge (41%), e com baixa escolaridade (70%). Identificou-se associação significativa entre o desempenho no MEEM e sexo (p=0,001), escolaridade (p=0,001), renda (p=0,001), arranjo domiciliar (p=0,002), renda mensal individual (p=0,001).

Conclusão:

identificar precocemente o declínio cognitivo e fatores associados possibilita que estratégias de prevenção e/ou tratamento sejam implementadas pelos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro.(AU)
Biblioteca responsável: BR13.9
Localização: BR1342.1