Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consumo de drogas e fatores associados: estudo transversal com adolescentes escolares do ensino fundamental / Drug use and associated factors: a cross-sectional study with elementary school adolescents

Santos, Mariana Matias; Mota, Rosana Santos; Carvalho, Milca Ramaiane da Silva; Araújo, Gleide Santos de; Gomes, Nadirlene Pereira; Oliveira, Jeane Freitas de.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 16(1): 64-72, 2017. tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-877249

Objetivo:

estimar a prevalência do consumo de drogas entre adolescentes escolares e a sua associação com variáveis sociodemográficas e sexuais.

Método:

estudo transversal realizado por meio de entrevista estruturada com 239 estudantes do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual da Bahia, Brasil. Os dados foram processados pelo programa Stata, versão 12, e analisados segundo a estatística descritiva e inferencial.

Resultado:

a prevalência de adolescentes que haviam consumido drogas no último mês foi de 25,92%. Houve associação estatística entre a variável consumo de drogas e religião (RP = 1,88 e IC95%= 1,03 ­ 3,41), série de estudo (RP = 2,0 e IC95% = 1,03 ­ 3,85) e trabalho (RP = 3,68 e IC95% = 1,08 ­ 12,54).

Conclusão:

identifi ou-se elevada prevalência de consumo de drogas entre adolescentes escolares e sua associação com a baixa escolaridade, a falta de prática religiosa e a precocidade no trabalho e na relação sexual. (AU)
Biblioteca responsável: BR13.9