Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Constrangimento, contágio emocional e gestão: um estudo transcultural / Embarrassment, emotional contagion and management: a cross-cultural study

Gondim, Sônia Maria Guedes; Gouveia, Valdiney Veloso; Simões, Ana Célia Araújo; Luna, André de Figueiredo; Morais, Franciane Andrade de; Souza, Roosevelt Vilar Lobo de; Saveia, João Manuel.
Rev. psicol. (Fortaleza, Online) ; 5(1): 7-20, jan.-jun. 2014. ilus, graf
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: biblio-877398
O presente estudo teve como objetivo conhecer em que medida a susceptibilidade ao contágio emocional e o constrangimento estão relacionados ao exercício do papel gerencial, ao sexo e ao nível educacional em um estudo comparativo entre Brasil e Angola. Participaram 431 trabalhadores (164 homens e 267 mulheres), 300 do Brasil e 131 de Angola, 71,5% com nível educacional superior ou pós-graduação, 37,8% exercendo função gerencial e idade média de 30 anos. Utilizou-se survey eletrônico para mensurar o Sentimento de Constrangimento e o Contágio Emocional. As soluções fatoriais dos construtos se revelaram distintas para ambos os países. Apenas em Angola, gestoras graduadas e pós-graduadas apresentaram menor grau de constrangimento que homens nas mesmas condições. No Brasil, o nível educacional modifca a susceptibilidade ao contágio de emoções positivas, considerando-se as variáveis função e sexo. Os resultados apontaram correlações positivas entre o constrangimento e o contágio emocional nos dois países.
Biblioteca responsável: BR6.3