Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nutritional and environmental risk factors for breast cancer: a case-control study / Fatores de risco nutricionais e ambientais para câncer de mama: estudo de casos e controles

Queiroz, Sandra Azevedo; Sousa, Iasmin Matias de; Silva, Fernanda Rafaella de Melo; Lyra, Clelia de Oliveira; Fayh, Ana Paula Trussardi.
Sci. med. (Porto Alegre, Online) ; 28(2): ID28723, abr-jun 2018.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-879286

OBJETIVOS:

Investigar associações entre o diagnóstico de câncer de mama e fatores nutricionais e ambientais em mulheres do Nordeste do Brasil.

MÉTODOS:

Um estudo caso-controle incluiu mulheres avaliadas em dois hospitais especializados em câncer. O grupo de casos foi composto por mulheres com câncer de mama cujos dados foram obtidos durante o período de internação para tratamento cirúrgico da doença. O grupo controle foi selecionado nos mesmos hospitais, excluindo as unidades de oncologia. Os seguintes fatores de risco foram investigados saneamento básico nas moradias, história de amamentação, classe social, exposição ao tabagismo, consumo de álcool e história familiar de câncer. Um questionário de frequência alimentar foi completado pelas participantes e foi feita uma avaliação do estado nutricional antropométrico. Foram usados o teste t independente ou o teste de Mann-Whitney para comparação entre variáveis quantitativas, e o qui-quadrado ou o teste exato de Fisher para variáveis categóricas. O risco estimado associado ao consumo de nutrientes e grupos de alimentos foi avaliado por OR, com intervalo de confiança de 95%. Para avaliar o efeito de possíveis fatores de confusão, como excesso de peso ou ingestão calórica excessiva, foi realizada uma análise multivariada com as variáveis com p<0,15 na análise do consumo de alimentos. O nível de significância para todas as análises foi definido em p<0,05.

RESULTADOS:

A amostra total consistiu de 118 mulheres, 59 em cada grupo. De todos os fatores de risco ambientais investigados, um saneamento deficiente (OR [odds ratio]=3,2, IC95% 1,43-7,11) e história familiar de câncer (OR=3,11, IC95% 1,42-6,78) foram significativamente associados ao diagnóstico de câncer de mama. Em relação às avaliações antropométricas, excesso de peso ou obesidade e circunferência da cintura >88 cm foram mais prevalentes no grupo de casos (OR=2,70, IC95% 1,28-5,70 e OR=3,10, IC95% 1,46-6,56, respectivamente). O consumo regular de alimentos ultraprocessados foi identificado como um fator de risco para câncer de mama (OR ajustada=2,35, IC95% 1,08-5,12).

CONCLUSÕES:

Maior consumo de alimentos ultraprocessados, presença de excesso de peso ou obesidade, circunferência da cintura ≥88 cm, saneamento básico deficiente e história familiar de câncer foram fatores de risco para o câncer de mama nesta amostra de mulheres que vivem no estado do Rio Grande do Norte.
Biblioteca responsável: BR1323.1