Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação dos atributos da atenção primária à saúde em Chapecó, Brasil / Evaluation of primary health care attributes in Chapecó, Brazil / Evaluación de los atributos de la atención primaria de salud en Chapecó, Brasil

Vitoria, Angela Moreira; Harzheim, Erno; Takeda, Silvia Pasa; Hauser, Lisiane.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 8(29): 285-293, out./dez. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-879651

Objetivo:

Este estudo buscou avaliar, em um município de médio porte do sul do Brasil, a adequação da estrutura e dos processos da atenção primária à saúde (APS).

Métodos:

Usando um recorte transversal, avaliaram-se a estrutura da APS, com base nas orientações do Ministério da Saúde, entrevistando-se 24 coordenadores de unidades básicas de saúde (UBS); e os processos, com base no grau de orientação para APS pelo PCATool- Brasil, entrevistando-se 98 médicos e enfermeiros.

Resultados:

Foi encontrada inadequação no alto número de habitantes por equipe de saúde, na baixa oferta de consultas, na baixa formação profissional para a APS e na falta de avaliação sistemática das ações. Da mesma forma, o processo foi considerado satisfatório em alguns atributos da APS e insatisfatório em acesso de primeiro contato (escore 3,6) e longitudinalidade (escore 6,0).

Conclusão:

A adequação do sistema de saúde de Chapecó implicaria a ampliação de 56 mil consultas médicas/ano, na construção de 2 novas UBS e o estímulo à formação profissional para a APS, bem como na avaliação sistemática das ações.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1