Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hepatite A: avaliação do custo-beneficio da prevenção pela vacina - Paraná, Brasil / Hepatitis A: an assessment of the cost-benefit ratio of prevention by the vaccine - Paraná, Brazil

Zahdi, Mariana Ribas; Maluf Junior, Ivan; Maluf, Eliane Mara Cesario Pereira.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 4(16): 281-288, nov. 2009. ilus., tab.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-881067

Objetivos:

conhecer a magnitude do problema da Hepatite A no Parana. , Brasil, e avaliar custo-beneficio da vacinação.

Materiais e métodos:

o estudo é descritivo e de farmacoeconomia. Para avaliar a magnitude do problema, foram coletados dados sobre os casos de hepatite A do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, (SIN AN), Sistema de Informação em Mortalidade (SIM) e Autorização de Internação Hospitalar (A114) da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná ao período de 2000 a 2003. Foi estimada a probabilidade de uma coorte de crianças adquirir Hepatite A durante a vida e os custos dos tratamentos. Esses gastos foram comparados corn o custo da acinação.

Resultados:

foram 14.682 notificações das quais 12.102 (82,4%) ocorreram em menores de 15 anos. A incidência napopulação foi de 37,5/100000. Ocorreram 20 óbitos, sendo sete por insuficiência hepática. O custo com a doença foi comprovaciamente alto. 0 investimento para a vacinação de crianças, com duas doses (10 LTSD/dose), também foi estimado. Observou-se uma relação custo-beneficio positiva da vacinação. Para cada dólar investido na vacinação, 2,26 LTSD sic) economizados no tratamento.

Conclusões:

os resultados confirmam a relação custo-beneficio positiva da vacina. Sendo esse o primeiro estudo farmacoeconOmico sobre a vacinação contra hepatite A em nosso meio, apontasse para a necessidade de pesquisas mais aprofundadas e abrangentes, com o intuito de complementar alguns aspectos ainda não explorados.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: br408.1