Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências e atividades profissionais confiáveis: novos paradigmas na elaboração de uma matriz curricular para residência em medicina de família e comunidade / Competencies and entrustable professional activities: new models for elaboration of a curriculum framework for family and community medicine residency / Competencias y actividades profesionales confiables: nuevos paradigmas en la elaboración de una matriz curricular para residencia en medicina de familia y comunidad

Costa, Lourrany Borges; Esteche, Frederico Fernando; Augusto Filho, Rômulo Fernandes; Bomfim, André Luís Benevides; Ribeiro, Marco Túlio Aguiar Mourão.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 13(40): 1-11, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-881662

Objetivo:

Realizar uma revisão na literatura sobre Currículo Baseado em Competências que possa subsidiar a elaboração de uma Matriz para Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Fortaleza, Ceará.

Métodos:

Foi realizada revisão de literatura sobre o referencial teórico do ensino baseado em competências, selecionando artigos, diretrizes, documentos e modelos de currículos de escolas médicas e entidades nacionais e internacionais envolvidas com o ensino médico.

Resultados:

A revisão de literatura evidenciou dois principais modelos de currículo repetidamente citados nas referências consultadas ACGME (Accreditation Council for Graduate Medical Education) Milestones e CanMEDS (Canadian Medical Education Directions for Specialists) Framework. O Currículo Baseado em Competências enfatiza o ensino centrado no aluno e utiliza abordagem baseada em resultados para a criação, implementação e avaliação de programas de educação médica, usando uma estrutura organizacional de competências mapeadas com atividades profissionais confiáveis, na forma de uma matriz. A avaliação é feita por meio de desempenho e resultados graduados em marcos de desenvolvimento. Para fins de elaboração de Matriz curricular própria, optou-se como modelo e referência a proposta do CanMEDS 2015 por este ser aprovado por 12 organizações médicas canadenses e atualmente usado como base curricular em dezenas de países, sendo o modelo mais amplamente aplicado no mundo.

Conclusão:

Espera-se que esta revisão sirva de ferramenta para que também outras Instituições de Ensino e seus respectivos Programas de Residência possam desenvolver seus próprios Currículos Baseados em Competências.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1