Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso e permanência das usuárias do Sistema Único de Saúde no Programa de Reprodução Assistida de um hospital universitário, com ênfase na variável raça/cor / Access and permanence of Brazilian National Health System users in Assisted Reproduction Program of a university hospital with emphasis on race/color

Mesquita, Marilise Oliveira; Trevilato, Graziella Chaves; Schons, Michelle da Silva; Riquinho, Deise Lisboa; Záchia, Suzana; Passos, Eduardo Pandolfi.
Reprod. clim ; 31(3): 151-158, 2016. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-882164

Objetivo:

Caracterizar aspectos étnicos, econômicos e sociodemográficos das mulheres que acessaram o Serviço de Reprodução Assistida de um hospital universitário, encaminhadas pela atenção básica, e discutir as condições que fazem com que as usuárias adiem o tratamento ou desistam dele, com destaque no quesito raça/cor das usuárias.

Métodos:

Estudo transversal, em que a totalidade das usuárias que deram entrada no programa do Serviço de Reprodução Assistida de um hospital universitário, de janeiro de 2013 a março de 2014, foram entrevistadas presencialmente (145). Na segunda etapa do trabalho, em outubro e novembro de 2015, foi feito contato por telefone, com as mulheres que já haviam participado da primeira entrevista, com o intuito de compreender as dificuldades, o sucesso ou o insucesso do tratamento e as razões para a não permanência no programa.

Resultados:

Foi observado que as mulheres pretas/pardas tiveram acesso e permaneceram no serviço, em proporções semelhantes às mulheres brancas, de acordo com a representatividade dessa raça/cor no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo mostrou uma desistência de 35% antes mesmo do início do tratamento e um abandono de 30% durante o tratamento, o principal motivo foi de ordem financeira.

Conclusão:

Apesar do custo elevado dos medicamentos, existe fila de espera para o atendimento, embora, paradoxalmente, ocorra um número expressivo de desistências e abandonos do tratamento.(AU)
Biblioteca responsável: BR33.1