Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Residência em medicina de família e comunidade: construindo redes de aprendizagens no SUS / Residence in family and community medicine: building networks of learning in the SUS / Residencia de medicina de familia y comunidad: construyendo redes de aprendizajes en el SUS

Soares, Ricardo de Sousa; Oliveira, Felipe Proenço de; Melo Neto, Alexandre José de; Barreto, Danyella da Silva; Carvalho, André Luís Bonifácio de; Sampaio, Juliana; Figueiredo, Alexandre Medeiros de.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 13(40): 1-8, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-882649

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é analisar aspectos organizacionais e pedagógicos de um Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade.

Métodos:

Realizou-se um estudo descritivo, tipo relato de experiência tendo como foco de análise os aspectos organizacionais e pedagógicos que foram desenvolvidos para fomentar a integração ensino e serviço e a construção de espaços pedagógicos na APS.

Resultados:

Trata-se de um programa de residência em Medicina de Família e Comunidade instituído numa parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - PB. Observa-se que o fortalecimento da integração ensino-serviço e da construção de um modelo pedagógico que integra ações da residência e da graduação em serviços da atenção primária são norteadores da implantação do programa. Existem dispositivos organizacionais para um processo de cogestão entre a universidade e secretaria municipal trazendo inovações estruturais no processo de ensino-aprendizagem. Os residentes assumem a Equipe de Saúde da Família em Unidades Integradas, contando com um preceptor local contratado, além de professores de campo e núcleo da universidade. Como oferta de outros saberes relevantes para a atuação na Atenção Básica, o PRMFC da UFPB tem atualmente investido em ações de educação permanente para qualificar a rede e aumentar a resolutividade da Atenção Primária.

Conclusão:

Acredita-se que a presença do PRMFC/UFPB vem contribuindo para a qualificação de serviços, ressignificando espaços de ensino aprendizagem através da integração dos módulos horizontais, o internato e a residência.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1