Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Doenças crônicas não transmissíveis em usuários de Unidades de Saúde da Família - prevalência, perfil demográfico, utilização de serviços de saúde e necessidades clínicas / Chronic noncommunicable diseases among Family Health Unit users - prevalence, demographics, use of health services and clinical needs

Sato, Tatiana de Oliveira; Fermiano, Nathalya Tamara Costa; Batistão, Mariana Vieira; Moccellin, Ana Silva; Driusso, Patricia; Mascarenhas, Sílvia Helena Zem.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 21(1): 35-42, 2017. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-883138

Objetivo:

Avaliar a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) entre usuários adultos e idosos de Unidades de Saúde da Família do município de São Carlos/SP e identificar o perfil demográfico, utilização de serviços de saúde e as necessidades clínicas destes usuários.

Materiais e métodos:

O estudo foi desenvolvido em 16 USF do município de São Carlos/SP, incluindo 2407 famílias e 8844 pessoas. Dados sobre a prevalência de DCNT foram analisados para a população adulta (maior de 18 anos; n=5690). Variáveis demográficas foram analisadas para os grupos com DCNT e controle. Os dados foram analisados descritivamente e por meio do teste Qui-quadrado no programa SPSS com nível de significância de 5%.

Resultados:

Os resultados mostraram que a prevalência de DCNT foi de aproximadamente 35% (IC95%=33,4-35,9%), sendo maior em idosos, mulheres, indivíduos com menor grau de escolaridade, viúvos, aposentados e afastados do trabalho. Não houve associação entre as DCNT e o tabagismo. O serviço de saúde mais utilizado foi a USF em ambos os grupos. Indivíduos com DCNT utilizaram com maior frequência a Unidade de Pronto Atendimento, Unidade Básica de Saúde e Centro de Especialidades Médicas.

Conclusões:

Os resultados demonstraram que a prevalência de DCNT é alta entre os adultos e idosos avaliados neste estudo, o Sistema Único de Saúde é a referência para tratamento/acompanhamento desses indivíduos. Ações de planejamento para prevenção e controle das DCNT podem ser delineadas no município a partir deste perfil. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1