Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mycobacterium tuberculosis e micobactérias não tuberculose em paciente com síndrome da imunodeficiência adquirida e câncer: relato de caso / Mycobacterium tuberculosis and non-tuberculous mycobacteria in a patient with acquired immunodeficiency syndrome and cancer: case report

Andrade, Letícia Kellen de; Belotti, Naiara Cristina Ule; Cury, Maria Rita de Cássia Oliveira; Souza, Andréia Rodrigues de; Pedro, Heloisa da Silveira Paro; Chimara, Erica.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 22(1): 49-53, jan.-abr. 2018. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-883541
O presente estudo relata o caso de um paciente de difícil tratamento com infecção mista por tuberculose (TB) e micobactérias não tuberculosas (MNT). O paciente é portador de HIV, câncer e outras doenças associadas. A TB foi elucidada em internação devido a quadro de hemoptise. No período da TB/MNT, a carga viral manteve-se indetectável e o Linfócito T CD4+ variou de 117 a 622 cél/mm3. Os principais sintomas foram febre, tosse, emagrecimento e sudorese. O exame de Raio-X mostrou suspeita de TB bilateral cavitária, a baciloscopia foi negativa e várias culturas apresentaram resultado positivo. As identificações dos isolados foram Complexo Mycobacterium tuberculosis, Mycobacterium intracelullare/chimaera e M. fortuitum, isolados de amostras pulmonares. Iniciado tratamento para TB em outubro de 2015, atualmente tratando de MNT e mantendo cultura positiva com identificação de M. intracelullare. Os Testes de suscetibilidade aos fármacos para M. intracelullare mostraram resistência a Isoniazida, Rifampicina, Ciprofloxacina, Etambutol e Rifabutina. A terapia para a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) aumentou a sobrevida do paciente, trazendo novos desafios para o diagnóstico, controle de tratamento e cuidados da atenção básica para os pacientes com TB/micobacterioses/HIV. Este caso exemplifica que a decisão por um tratamento empírico pode ser uma escolha acertada em casos com clínica e imagem compatíveis e baciloscopia ou TRM negativos.
Biblioteca responsável: BR513.1