Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida em tratamento de lúpus eritematoso sistêmico com antimaláricos / Quality of life in treatment of systemic lupus erythematosus with antimalarials

Furlan, Fernanda Luzia Schumacher; Lemes, Macleise Andres; Pires, Carolina Teixeira Furquim; Azevedo, Gabriela; Bernardi, Gisele Ferreira; Simões, Yaçaña Siqueira; Dias, Márcia Regina Messagi Gomes; Skare, Thelma Larocca.
Rev. Soc. Bras. Clín. Méd ; 16(1): 2-6, 20180000. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-884974

OBJETIVO:

Avaliar se o bem-estar global de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico é afetado pelo uso de antimaláricos.

MÉTODOS:

Estudo transversal observacional analítico, realizado com 118 indivíduos do sexo feminino, sendo que 51 faziam uso de antimaláricos por, no mínimo, 2 anos (Grupo 1), 17 não utilizavam esse método terapêutico (Grupo 2) e 50 não tinham lúpus eritematoso sistêmico (Grupo 3). Dados epidemiológicos, clínicos e sorológicos das pacientes lúpicas foram obtidos por meio da análise de prontuários médicos, e a qualidade de vida foi avaliada pelo questionário Medical Outcomes Study Short-Form Health Survey version 2 (SF-12v2).

RESULTADOS:

O uso de antimaláricos foi associado à menor ocorrência de psicose e lesões renais, apesar de levar a uma frequência maior de convulsões. Quanto à percepção individual da qualidade de vida, não houve diferença significativa entre os três grupos. Porém, quando considerado o tabagismo entre as usuárias de antimaláricos, o SF-12v2 de saúde mental de fumantes foi menor do que de não fumantes.

CONCLUSÃO:

Pacientes lúpicas em uso de antimaláricos tiveram menor incidência de psicose e glomerulonefrite, mas não houve diferença significativa em relação à qualidade de vida e ao uso de antimaláricos, com exceção de fumantes em uso da medicação, que tiveram escore do SF-12v2 de saúde mental menor do que não fumantes em uso da mesma medicação.(AU)
Biblioteca responsável: BR1610.9