Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Periodontal clinical evaluation before and after surgically assisted rapid maxillary expansion

Sendyk, Michelle; Sendyk, Wilson Roberto; Pallos, Débora; Boaro, Letícia Cristina Cidreira; Paiva, João Batista de; Rino Neto, José.
Dental press j. orthod. (Impr.) ; 23(1): 79-86, Jan.-Feb. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-891120
RESUMO

Introdução:

a expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente (ERMAC) é um procedimento que reduz a resistência das suturas, corrigindo a mordida cruzada posterior em adultos.

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi avaliar o status periodontal de 17 adultos submetidos a esse procedimento.

Métodos:

o nível clínico de inserção (NCI), a recessão gengival, gengiva inserida e sangramento foram avaliados nos primeiros pré-molares, molares, incisivos centrais e laterais superiores dos lados direito e esquerdo antes da cirurgia, e depois de 5 dias e 6 meses. Médias, desvios-padrão, medianas, valores mínimos e máximos foram comparados entre as avaliações, usando os testes de Friedman e McNemar.

Resultados:

houve aumento estatisticamente significativo no NCI no incisivo central direito, pré-molares direito e esquerdo e molares direito e esquerdo. Houve aumento estatisticamente significativo na recessão gengival nos pré-molares e nos molares direito e esquerdo. A quantidade de gengiva inserida diminuiu significativamente nos pré-molares direitos e molares direitos e esquerdos. Houve aumento no sangramento na maioria dos dentes.

Conclusão:

os resultados indicaram que a ERMAC pode causar alterações no tecido periodontal.
Biblioteca responsável: BR1.1