Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Participação em grupo como recurso para promoção da saúde e qualidade de vida entre idosos / Participación en grupo como recurso para la promoción de la salud y la calidad de vida en las personas mayores / Participation in group as a resource for health promotion and quality of life among older people

Santos, Leidiene Ferreira; Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante; Barbosa, Maria Alves; Minamisava, Ruth; Souza, Brenda Nogueira de; Nunes, Daniella Pires.
Rev. baiana enferm ; 31(2): e17868, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-897474
Objetivo analisar a participação em grupo de promoção da saúde como estratégia para melhorar a qualidade de vida de idosos. Método estudo transversal, analítico e prospectivo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento com questões sociodemográficas e pelos WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD, e analisados no software Stata versão 11.0, por meio de regressão linear múltipla. O nível de significância adotado foi ≤ 5%. Resultados participar do grupo foi significativamente associado a melhores escores de qualidade de vida nos domínios "físico", "relações sociais" e "meio ambiente" (WHOQOL-BREF), e nas facetas "atividades passadas, presentes e futuras" e "participação social" (WHOQOL-OLD). Conclusão a participação em grupo de promoção da saúde favorece melhorias em diversos aspectos da vida dos idosos, especialmente os relacionados à inclusão social e ao estabelecimento/manutenção de relacionamento interpessoal.
Biblioteca responsável: BR342.1