Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intergroup Emotions, Perceived Threats and Hostility against Foreigners: Comparing Brazil, Portugal, and Spain / Emoções Intergrupais, Ameaças Percebidas e Hostilidade para com Estrangeiros: Comparando Brasil, Portugal e Espanha / Emociones Intergrupales, Amenazas Percibidas y Hostilidad contra Extranjeros: Comparando Brasil, Portugal y España

Gondim, Sônia Maria Guedes; Álvaro-Estramiana, José Luis; Pereira, Cícero Roberto; Camino, Leôncio; Torres, Ana Raquel; Garrido-Luque, Alícia; Techio, Elza Maria; Barreiros, João Almeida; Lorente-Clemares, Raquel; Alonso-Flores, Patrícia Elbereth.
Trends Psychol ; 26(1): 167-182, jan.-mar. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-904557
Resumo O estudo analisou se a hostilidade para com estrangeiros percebidos como concorrentes no mercado de trabalho estaria relacionada com a percepção de ameaça (simbólica e econômica) e as emoções intergrupais negativas. Participaram 270 pessoas entre 18 e 63 anos, assim distribuídas Brasil (N = 89), idade média de 32.5 anos, maioria de homens (59%); Portugal (N = 87), idade média de 39.9 anos, maioria de homens (56.3%); e Espanha (N=94), idade média de 32.8 anos, maioria de mulheres (53.2%). Os resultados do Teste-t, análise da variância e regressões múltiplas indicaram que enquanto na Espanha emoções negativas se associam a menos hostilidade para com imigrantes, no Brasil é a expressão de emoções positivas que se encontra associada a tais atitudes hostis. Em Portugal a relação entre emoções positivas e hostilidade é positiva, mas não significativa. A ameaça simbólica foi o melhor preditor de hostilidade somente na amostra brasileira. Emoções positivas predizem maior amabilidade para com estrangeiros nas amostras dos três países. A principal conclusão do estudo é que a crise econômica não parece estar associada com a percepção de competitividade do estrangeiro no mercado de trabalho local e a hostilidade para com este grupo social.
Biblioteca responsável: BR1338.1