Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação de conteúdo do perfil de competências de enfermeiros gestores de ensino superior / Validation of competency profile content of nurse managers of higher education / Validación de contenido del perfil de competencias de enfermeros gestores de educación superior

Nogueira, Valnice de Oliveira; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 9(1): 1998-2006, jan.-abr. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-904794
Resumo Introdução A gestão dos cursos de graduação em enfermagem é dotada de inúmeras tarefas e desafios para aqueles que optam desempenhar esta função. Um Perfil de Competências poderia contribuir a práxis dos profissionais. O objetivo foi descrever os critérios de construção e validação de um Perfil de Competências para Enfermeiros Gestores de Ensino Superior em Enfermagem. Materiais e Métodos Estudo de validação de conteúdo realizado com 21 juízes. O Perfil de Competências continha 62 itens distribuídos nos domínios educacional, administrativo e individual com 20, 22 e 20 afirmativas respectivamente. Resultados A consistência interna estimada pelo coeficiente alfa de Cronbach variou entre 0,79 e 0,88 e o Índice de Validade de Conteúdo alcançou valores entre 0,88 e 0,95. Discussão O domínio educacional foi o que mais apresentou sugestões e ponderações e o domínio administrativo obteve maiores pontuações nas análises de concordância.

Conclusões:

O Perfil de Competências atendeu às exigências mínimas estabelecidas e poderá ser utilizado na população a que se destina.
Biblioteca responsável: CO646.1