Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comportamento de pacientes em buscas por informação de saúde online e correlações com idade, escolaridade, renda e interação médica / Behavior of patients in search for health information online and correlations with age, education, income and medical interaction / El comportamiento de los pacientes en búsqueda de información de salud en línea y correlaciones con la edad, la educación, los ingresos y la interacción médica

Moretti, Felipe Azevedo; Silva, Valter; Barsottini, Claudia Galindo.
J. health inform ; 8(supl.I): 95-106, 2016. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-906180

OBJETIVO:

analisar como o usuário leigo se relaciona com a internet para saúde, com foco no momento pré e pós consulta médica.

MÉTODO:

Estudo transversal analítico envolvendo 1828 indivíduos que responderam a um inquérito eletrônico disponibilizado em um portal de grande acesso.

RESULTADOS:

Aproximadamente 90% dos respondentes eram do sexo feminino e buscavam informações para própria saúde ou de familiares, 80% considera a internet uma de suas principais fontes de informação em saúde, 76% atribui alta confiança a informações de especialistas, mas tende a desconfiar de buscadores simples como Google. Escolaridade, idade e renda interferiram na relação entre paciente-médico e internet para tomada de decisão em saúde (p < 0,004).

CONCLUSÃO:

A internet é uma relevante fonte de informação em saúde para população e as variáveis estudadas têm interferência significativa na relação entre paciente, seus médicos e a internet.
Biblioteca responsável: BR21.1