Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O uso de protocolos na gestão do cuidado da hipertensão arterial na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa / The use of protocols in the care management of hypertension in primary health care: an integrative review

Dantas, Rosimery Cruz de Oliveira; Dantas, Davidson Cruz de Oliveira; Lima, Valdênia Veríssimo; Silva, João Paulo Teixeira da; Amador, Ana Edimilda; Lopes, Monique da Silva; Azevedo, Ulicelia Nascimento; Roncalli, Angelo Giuseppe.
Rev. Ciênc. Plur ; 4(1): 117-131, 2018. ilus, tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-907095

Introdução:

O uso de protocolos, na assistência a hipertensão arterial sistêmica (HAS), permite um melhor direcionamento nas condutas profissionais.

Objetivos:

Identificar na literatura nacional e internacional, a existência de protocolos para otimizar a gestão do cuidar ao cliente com HAS assistido na Atenção Primária à Saúde.

Metodologia:

Trata-se de uma revisão integrativa (dezembro/2016 a janeiro/2017) cuja busca foi realizada nas Bases Scopus, Lilacs, Medline, Scielo, PubMed e Biblioteca Cochrane. A análise da pertinência dos estudos deu-se com a escala de Likert e índice de concordância, a textual com agregação dos objetivos e resultados em categorias. Likert > 4 classificou os estudos em muito pertinente. O índice de concordância foi > 88%.

Resultados:

Foram incluídos 10 estudos e todos mostraram a importância do uso de protocolos como estratégia para o acompanhamento e controle da HAS. As categorias encontradas foram avaliação, adesão e satisfação.

Conclusão:

Apesar da baixa adesão aos protocolos, a sua utilização é uma ferramenta importante no controle da HAS, e para um cuidar integral, é necessário um protocolo voltado para a equipe multiprofissional, que conte com a adesão de gestores, profissionais e clientes, reforçando a integralidade do cuidar (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1