Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Interações sociais e a adesão à terapia antirretroviral de pessoas vivendo com HIV/AIDS / Interactions and the antiretroviral therapy adherence among people living with HIV/AIDS / Interacción social y adhesión a la terapia antirretroviral de personas que viven con el VIH/SIDA

Freitas, Maria Imaculada de Fátima; Bonolo, Palmira de Fátima; Miranda, Wanessa Debôrtoli de; Guimarães, Mark Drew Crosland.
REME rev. min. enferm ; 21: e-1001, 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-907946
Apesar do aumento de acessibilidade aos regimes de tratamento antirretrovirais, a adesão continua a ser um desafio para os sistemas de saúde no Brasil. Dificuldades relacionadas à baixa adesão entre os pacientes que vivem com HIV/Aids incluem a adaptação ao tratamento e interações sociais mais pobres, devido, geralmente, ao estigma da doença. Esses e outros aspectos psicossociais dos indivíduos são expressos em suas interações sociais, objeto deste estudo qualitativo. Os participantes foram pacientes de serviços de referência para o tratamento do HIV. Realizaram-se 30 entrevistas, sendo definidas categorias empíricas a partir da análise de conteúdo realizada. Observou-se que os pacientes que se distanciaram de seus parceiros, família, amigos e vizinhos, em oposição a partilhar a sua experiência com a doença, experimentaram diminuição de apoio de sua rede social. Esses dados salientaram a necessidade de melhorar a educação do paciente e incentivar intervenções mais eficientes, favorecendo o trabalho multidisciplinar e uma abordagem integrada dos cuidados de saúde, para promover maior adesão ao tratamento.
Biblioteca responsável: BR21.1