Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiology of Saint Louis encephalitis virus in the Brazilian Amazon region and in the State of Mato Grosso do Sul, Brazil: elevated prevalence of antibodies in horses / Epidemiologia do vírus da encefalite Saint Louis na Amazônia brasileira e no Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil: elevada prevalência de anticorpos em equinos

Rodrigues, Sueli Guerreiro; Oliva, Otávio Pinheiro; Araujo, Francisco Anilton Alve; Martins, Lívia Carício; Chiang, Jannifer Oliveira; Henriques, Daniele Freitas; Silva, Eliana Vieira Pinto da; Rodrigues, Daniela Sueli Guerreiro; Prazeres, Assis do Socorro Correa dos; Tavares-Neto, José.
Rev. Pan-Amazônica Saúde (Online) ; 1(1): 81-86, 2010. map, graf
Artigo em Português | Coleciona SUS | ID: biblio-945888
A imunidade de equinos (n = 1401) contra o vírus da encefalite Saint Louis (SLEV) foi investigada na Amazônia brasileira (Bragança/PA, Salvaterra/PA, Macapá/AP e Rio Branco/AC) e Maracaju, no Estado do Mato Grosso do Sul, por meio detestes de inibição da hemaglutinação (IH) e neutralização por redução de placas (PRNT). Foram detectados anticorpos IH e neutralizantes específicos (reações monotípicas – RM) para SLEV e outros flavivírus incluídos nos testes, assim como reações cruzadas para flavivírus. Pelo teste de IH, RM foram observadas em 248 (17,7 por cento) amostras de soro, 137 (55,2 por cento) para SLEV, e RC para flavivírus foram detectadas em 380 (27,1 por cento). A frequência de RM para SLEV e de RC foi significativamente maior em Macapá e Salvaterra, respectivamente. Pelo PRNT, foi observada a neutralização do SLEV em 713 (50,9 por cento) amostras, e a prevalência de anticorpos neutralizantes foi significativamente maior em Macapá, em comparação com Salvaterra (p = 0,0083). Este estudo traz novos dados a respeito da imunidade de equinos contra SLEV no Brasil, e confirma a ampla distribuição de SLEV e a diversidade de flavivírus no País, bem como a aparente ausência de doenças em equinos infectados por SLEV.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1