Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento de PCR multiplex para detecção e diferenciação de categorias de Escherichia coli diarreiogênicas / Development of multiplex PCR to detect and differentiate the categories of diarrheagenic Escherichia coli

Costa, Ana Roberta Fusco da; Lima, Karla Valéria Batista; Sousa, Cintya Oliveira de; Loureiro, Edvaldo Carlos Brito.
Rev. Pan-Amazônica Saúde (Online) ; 1(2): 77-84, 2010. tab
Artigo em Português | Coleciona SUS | ID: biblio-945910

INTRODUÇÃO:

As Escherichia coli diarreiogênicas (DEC) são consideradas importante causa de diarréia nos países em desenvolvimento. Para sua correta identificação, esses microrganismos devem ser diferenciados dos membros não patogênicos da microbiota intestinal. As DEC podem ser classificadas em seis categorias, de acordo com seu mecanismo de patogenicidade.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Foram desenvolvidos e avaliados dois sistemas de PCR multiplex para a detecção de E. coli enteropatogênicas (EPEC), enterotoxigênica (ETEC), enteroinvasora (EIEC) e produtora da toxina de Shiga (STEC).

RESULTADOS:

Quatro categorias diarreiogênicas foram detectadas entre os isolados de E. coli obtidos de indivíduos infectados pelo HIV, com EIEC e EPEC representando os patótipos mais frequentes. Duas STEC stx1 e eae positivas foram identificadas, sendo este o primeiro relato de isolamento dessa categoria em indivíduos infectados pelo HIV no estado do Pará. A PCR multiplex mostrou-se como técnica eficiente, rápida e reprodutível para detecção dos isolados de DEC. Os dois sistemas de PCR multiplex apresentaram resultados 100 por cento concordantes com os encontrados na PCR simples.

CONCLUSÃO:

Devido sua simplicidade, economia e eficiência torna-se possível a aplicação dos protocolos multiplex para agilizar o diagnóstico molecular das categorias de DEC, o que promoverá a elaboração de novos projetos de pesquisa e darão suporte as atividades de vigilância epidemiológica desenvolvidos pelos institutos de saúde pública...
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1