Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O sintoma e suas implicações na prática clínica do enfermeiro em unidades de terapia intensiva / The symptom and its implications in nurses' clinical practice in intensive care units / El síntoma y sus implicaciones en la práctica clínica del enfermero en unidades de cuidados intensivos

Fernandes, Petra Kelly Rabelo de Sousa; Miranda, Karla Corrêa Lima; Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo; Almeida, Arisa Nara Saldanha de.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e14480], jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-948035

Objetivo:

discutir o sintoma e suas implicações na prática clínica do enfermeiro em unidades de terapia intensiva (UTI).

Método:

estudo teórico, de análise reflexiva, no qual foi abordado o conceito de sintoma a partir de como ele surgiu no campo da medicina, até a dimensão do sintoma considerada na psicanálise. Posteriormente, foi proposta uma reflexão da compreensão de sintoma que permeia a prática clínica do enfermeiro em UTI.

Resultados:

para se conhecer o sintoma, faz-se necessário conhecer o sujeito que é cuidado e percebê-lo em sua singularidade, por meio de uma escuta focada na sua história de vida, para que permita criar condições de aparecimento do sujeito do inconsciente.

Conclusão:

o enfermeiro em UTI não pode limitar o seu processo de trabalho exclusivamente à condição de adoecimento do paciente, mas deve antes de tudo se perguntar quem é esse sujeito e qual sua história de vida, considerando a dimensão do inconsciente.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1