Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Idosos com HIV/AIDS: compreendendo a base ideológica de suas vivências / Older adults with HIV/AIDS: understanding the ideology of their experiences / Ancianos con VIH/SIDA: comprensión de base ideológica de sus vivencias

Barros, Ticyanne Soares; Miranda, Karla Corrêa Lima; Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e12978, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-948525

Objetivo:

compreender a base ideológica presente nas vivências de idosos com diagnóstico de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Método:

estudo qualitativo, que utilizou o método criativo e sensível e a análise de discurso francesa, realizado em um encontro grupal com cinco idosos acompanhados em Centro de Testagem e Aconselhamento de um município da região metropolitana de Fortaleza, Ceará. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer nº 212.243 e CAAE 08453412.5.0000.5044.

Resultados:

os relatos dos idosos direcionaram a formação discursiva Vida resignada, atitude imobilizada!, caracterizada por quatro situações existenciais concepções controversas sobre a violência física na infância; um negócio chamado AIDS; falta de resposta e culpabilização relacionadas à infecção pelo HIV; amparo na fé.

Conclusão:

apesar de a maioria das situações trazidas pelos idosos terem sido penosas, não houve tentativa de reação, apenas imobilização e resignação, direcionando a uma ideologia colonizadora.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1