Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterización de los asistentes al centro de atención psicológica de la universidad de manizales / Characterization of the patients in the center of psychological care at universidad de manizales / Caracterização dos assistentes para o centro de atenção psicológica da universidade de manizales

de la Portilla Maya, Sonia; Montoya Londoño, Diana Marcela; Dussán Lubert, Carmen; López Jaramillo, María del Rosario.
Hacia promoc. salud ; 21(2): 127-141, dic. 2016. ilus, tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-953774

OBJETIVO:

Descrever as diferentes variáveis associadas às dos doentes que foram ao Centro de atenção para o desenvolvimento do potencial humano da Universidade de Manizales (CAPH), no período 2011 ao 2014. Data e lugar de execução do estudo Manizales 2015.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Pesquisa descritiva ­ correlacional de caráter não experimental. Trabalhou-se com as bases de dados e o registro de historias clínicas do CAPH que continham informação dos 960 doentes que foram ao centro desde o I período de 2011 ao II período de 2014.

RESULTADOS:

Encontrou-se uma maior porcentagem de mulheres 58,4%, assim como que o 41,6% era menor de idade e que uma terceira parte 31,2% são estudantes universitários. Respeito ao motivo de consulta em crianças e adolescentes, presentou-se um 15,4% de problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem 12,8%, necessidade de valoração emocional 15,4%, e problemas de ansiedade e familiares cada um com um 7,7%. Para o caso dos adultos, os motivos de consulta mais freqüentes foram a necessidade de valoração emocional 27,2%, a tristeza 10,9%, o consumo de sustâncias psicoativas 8,7%, e os problemas familiares 7,6%.

CONCLUSÕES:

em relação aos motivos de consulta, em crianças e adolescentes se segue registrando uma alta proporção de transtornos de comportamento, seguidos pela necessidade de valoração psicológica, os transtornos de aprendizagem e transtornos de ansiedade
Biblioteca responsável: CO54.1