Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Level of physical activity in basic education teachers evaluated by two instruments / Nível de atividade física em professores do ensino básico avaliado por dois instrumentos

Mota Júnior, Rômulo José; Tavares, Débora Dornelas Ferreira; Gomes, Áurea Kelly Viana; Oliveira, Renata Aparecida Rodrigues de; Marins, João Carlos Bouzas.
J. Phys. Educ. (Maringá) ; 28(1): e2833, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-954406
RESUMO As doenças cardiovasculares são as principais causas de óbito nacional, sendo o sedentarismo um importante fator de risco neste processo degenerativo. O objetivo foi avaliar o nível de atividade física (NAF) de docentes na rede pública de ensino de Viçosa MG por meio de dois instrumentos distintos e a concordância obtida entre eles. Participaram desta investigação 200 professores de ambos os sexos, com idade entre 25 e 68 anos. O NAF foi mensurado pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e por meio da utilização de um pedômetro. Foram realizados os cálculos das prevalências de indivíduos ativos e não ativos fisicamente e posteriormente o índice Kappa (K) para estabelecer a concordância entre os instrumentos. Todas as análises foram realizadas no software MedCalc, versão 14. 10. 2 e SPSS, versão 20. Pelo IPAQ, 70% dos professores atingiram níveis adequados de atividade física (AF), enquanto, pelo pedômetro apenas 26.5%. A concordância entre as cinco categorias do pedômetro e do IPAQ não foi significativa, assim como na classificação em ativos e não ativos, entre os instrumentos. Conclui-se que avaliando o NAF através do IPAQ foi possível perceber que a maioria dos docentes foram classificados como ativos. Entretanto quando se considera o limiar de 10000 passos/dia de média, utilizando o pedômetro como instrumento de avaliação do NAF, a maior parte do grupo não pode ser considerada ativa. Além disso, não houve concordância entre os instrumentos para a avaliação do NAF.
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR513.1; 610.73, CCS, v.28, n.1