Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise de vídeo e imagens com suporte do ATLAS.ti: exemplo de aplicação / Video analysis and images supported by ATLAS.ti: An example of application

Gondim, Sonia Maria Guedes; Techio, Elza Maria; Carias, Iago Andrade; Becker, Juliana; Magalhães, Ludmila; Lima, Daniela Cristina Ribeiro de.
Psicol. pesq ; 12(2): 47-56, jul.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-955718
O artigo aborda aspectos metodológicos da análise de material audiovisual em pesquisa qualitativa e oferece um modelo simplificado para ajudar o pesquisador a fazer uso combinado de análise verbal e dados visuais em entrevistas gravadas em vídeo, com o suporte do ATLAS.ti.Como exemplo foram usadas as filmagens de relatos de imigrantes de sua experiência no Brasil, em que procurou-se identificar relações entre expressões faciais emocionais negativas e positivas dos imigrantes e o teor de seus depoimentos. Os resultados indicam que as expressões emocionais cumprem funções de acentuar, contradizer e substituir os relatos verbais dos imigrantes. Em alguns casos identificou-se supressão de manifestações emocionais, mesmo em depoimentos mais negativos. Os passos para a análise no ATLAS.ti são apresentados com ilustrações.
Biblioteca responsável: BR85.1