Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Potential drug interactions in patients given antiretroviral therapy / Potenciais interações de drogas em pacientes de terapia antirretroviral / Posibles interacciones de drogas en los pacientes que recibieron terapia antiretroviral

Santos, Wendel Mombaque dos; Secoli, Silvia Regina; Padoin, Stela Maris de Mello.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 24: e2832, 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-960908
RESUMO

Objetivo:

investigar potenciais interações droga-droga (PDDI) em pacientes infectados com HIV em terapia de antirretroviral.

Métodos:

um estudo de corte transversal foi conduzido em 161 pessoas infectadas com o HIV. Dados de tratamentos clínicos, sociodemográficos e antirretrovirais foram coletados. Para analisar a possível interação medicamentosa, nós usamos o software Micromedex(r). A análise estatística foi feita por regressão logística binária, com um valor P de ≤0.05, considerado estatisticamente significativo.

Resultados:

dos participantes, 52.2% foram expostos a potenciais interações droga-droga. No total, houve 218 interações droga-droga, das quais 79.8% ocorreram entre drogas usadas para a terapia antirretroviral. Houve uma associação entre o uso de cinco ou mais medicamentos e possíveis interações droga-droga (p = 0.000), e entre o período de tempo de terapia antirretroviral acima de seis anos e possíveis interações droga-droga (p < 0.00). O impacto clínico foi sedação prevalente e cardiotoxicidade.

Conclusões:

as PDDI identificadas neste estudo de severidade moderada e superior são eventos que não somente afetam o resultado terapêutico levando a toxicidade nos sistema nervoso central e cardiovascular, mas também podem interferir em testes utilizados para a detecção da resistência do HIV aos medicamentos antirretrovirais.
Biblioteca responsável: BR21.1