Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiencia del desarrollo de herramientas para el monitoreo de coberturas de vacunación y quimioterapia preventiva / Experience with development of tools to monitor vaccination coverage and preventive chemotherapy coverage / Experiência do desenvolvimento de ferramentas para o monitoramento da cobertura vacinal e quimioprofilaxia

Saboyá-Díaz, Martha Idalí; Morice, Ana; Danovaro-Holliday, M. Carolina; Matus, Cuauhtémoc Ruiz; Castellanos, Luis Gerardo; Velandia-González, Martha Patricia.
Rev. panam. salud pública ; 41: e141, 2017. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-961679
RESUMO Objetivo Descrever a experiência e as lições aprendidas no desenvolvimento de ferramentas para o monitoramento da cobertura vacinal e quimioprofilaxia nas Américas. Métodos Foi coletada e revisada a documentação disponível nos programas regionais de imunização integral da família e doenças infecciosas negligenciadas da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, produzida no processo de desenvolvimento de ferramentas entre 2012 e 2017. Os arquivos englobavam resultados de busca sistemática da literatura, relatórios técnicos, atas de reuniões internas, informe de teste-piloto e relatórios e resultados das avaliações dos seminários de capacitação em 12 países das Américas. A documentação foi organizada e foram extraídos os dados mais relevantes sobre o desenvolvimento das ferramentas. As principais lições aprendidas no processo foram decididas por consenso. Resultados O processo facilitou a organização e a sistematização das ferramentas empregadas nas últimas duas décadas nos programas de vacinação nas Américas para avaliação e monitoramento da cobertura vacinal e sua rápida adaptação para o monitoramento da cobertura da quimioprofilaxia. Foi integrado um conjunto de ferramentas cuja aplicação é definida com um algoritmo de decisões e que pode ser utilizado pelos países. Conclusões As lições aprendidas podem ser aplicadas em processos semelhantes de desenvolvimento e para promover o trabalho interprogramático em saúde pública. O trabalho integrado acelerou o desenvolvimento de ferramentas úteis para os países.
Biblioteca responsável: BR1.1