Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

MMR2 vaccination coverage and timeliness among children born in 2004 - 2009: a national survey in Saint Lucia, 2015 / Cobertura de vacunación y respeto de los plazos de la segunda dosis de la vacuna triple viral en los niños nacidos en el período 2004-2009: encuesta nacional realizada en Santa Lucía en el 2015 / Cobertura e momento oportuno de vacinação da segunda dose da vacina tríplice viral em crianças nascidas em 2004-2009: pesquisa nacional em Santa Lúcia, 2015

Belmar-George, Sharon; Cassius-Frederick, Julietta; Leon, Phil; Alexander, Sonia; Holder, Yvette; Lewis-Bell, Karen Nadine; Danovaro-Holliday, M. Carolina; Bravo-Alcántara, Pamela.
Rev. panam. salud pública ; 42: e76, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-961787
RESUMO Objetivos Determinar com precisão a cobertura vacinal e o momento oportuno para ministrar a segunda dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola - SCR) e identificar os fatores associados à baixa utilização da vacina em crianças. Métodos Uma pesquisa direcionada a crianças nascidas de 2004 a 2009 foi realizada em Santa Lúcia em outubro e novembro de 2015. Em 86 unidades de ensino infantil e fundamental, duas crianças de cada série foram selecionadas aleatoriamente, constituindo uma amostra efetiva de 836 crianças. Dados sobre a cobertura e o momento oportuno de vacinação foram obtidos das fichas de saúde. Foram conduzidas entrevistas com os pais e/ou responsáveis e os diretores das 86 escolas sobre conhecimento, atitudes e práticas relacionadas à vacinação. Resultados Das 767 crianças incluídas na amostra, 75% foram vacinadas com a segunda dose de SCR (n = 572) e 46,7% receberam a vacina no momento oportuno (ou seja, até os 5 anos de idade). Observou-se menor proporção de vacinados nas coortes nascidas em 2004, 2005 e 2008. "Mães como cuidadoras" teve uma associação positiva com ministrar a segunda dose de SCR no momento oportuno. Apesar de 97% dos diretores entrevistados considerarem a vacinação importante, 48,8% desconheciam a legislação nacional que exige vacinação completa para a matrícula escolar. Os resultados reforçaram a baixa cobertura vacinal da segunda dose de SCR registrada em Santa Lúcia, bem inferior ao índice recomendado de 95%. Conclusões A partir dos resultados desta pesquisa, em 2016, o programa nacional de vacinação de Santa Lúcia reduziu para 18 meses a idade de administração da segunda dose de SCR, intensificou a recomendação para que as escolas cumpram com a legislação para matrícula escolar e está empenhado em vacinar as coortes de crianças que não receberam a segunda dose de SCR no momento oportuno.
Biblioteca responsável: BR1.1