Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sugarcane cutting work, risks, and health effects: a literature review / O trabalho no corte de cana-de-açúcar, riscos e efeitos na saúde: revisão da literatura

Leite, Marceli Rocha; Zanetta, Dirce Maria Trevisan; Trevisan, Iara Buriola; Burdmann, Emmanuel de Almeida; Santos, Ubiratan de Paula.
Rev. saúde pública (Online) ; 52: 80, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-962262
RESUMO OBJETIVO Descrever os principais riscos do trabalho de cortadores de cana-de-açúcar e seus efeitos na saúde dos trabalhadores. MÉTODOS Revisão critica de artigos, com pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed, SciELO Medline, e Lilacs. Foram empregadas as palavras-chave sugarcane workers, sugarcane cutters, s ugarcane harvesting , cortadores de cana-de-açúcar e colheita de cana-de-açúcar. Os critérios de inclusão foram artigos publicados entre janeiro de 1997 a junho de 2017, que avaliaram as condições de trabalho e os efeitos na saúde em trabalhadores cortadores de cana-de-açúcar. Foram excluídos aqueles que não tratassem do impacto do trabalho no corte da cana-de-açúcar queimada e não queimada na saúde do cortador. O grupo final de manuscritos foi selecionado pelo autor principal deste estudo e revisado por um coautor. As discordâncias foram resolvidas por consenso usando os critérios de inclusão e exclusão predefinidos e, quando necessário, a decisão final foi realizada consultando um terceiro coautor. RESULTADOS De 89 artigos encontrados, 52 atenderam aos critérios de seleção e foram avaliados. Os estudos mostraram que os cortadores trabalham em condições de sobrecarga física e mental, sobrecarga térmica, exposição a poluentes e sujeitos a acidentes. Os principais efeitos observados foram respiratórios, cardiovasculares, renais, osteomusculares, estresse por calor, desidratação, genotóxicos e decorrente de acidentes. CONCLUSÕES O trabalho no corte manual da cana-de-açúcar, principalmente da cana-de-açúcar queimada, expõem os trabalhadores a diversos riscos, com variados impactos à saúde. A redução de riscos com exposição à poluição e sobrecarga térmica e física se impõe como medida para preservação da saúde do trabalhador.
Biblioteca responsável: BR1.1