Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Medical and Law Graduates and their sleep disorders: Daytime oversleep and Risk Factors

Souza Neta, Adozina Marques de; Neves, João Pedro Declerc Fink Santos; Barreto, Íkaro Daniel de Carvalho; Trindade, Leda Maria Delmondes Freitas.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(4): 364-370, out.-dez. 2018. graf, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-963968

Introdução:

Fatores exógenos como dinâmica familiar, estresse psicossocial, horário acadêmico e estilo de vida podem alterar a qualidade do sono e repercutir no funcionamento físico, ocupacional, cognitivo e social do indivíduo.

Objetivos:

avaliar o perfil epidemiológico, a taxa de sonolência excessiva diurna, fatores de risco e a qualidade de sono entre estudantes universitários.

Método:

Estudo transversal com 659 universitários dos cursos de Medicina e Direito, de uma universidade privada do Nordeste do Brasil. Questionários sociodemográfico, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e Escala de Sonolência de Epworth foram aplicados nesse estudo. Dados submetidos à frequência simples e percentuais, análise bivariada e multivariada. Testes utilizados Qui-quadrado de Pearson, Mann-Whitney, Mantel-Haenszel e Breslow-Day. Nível de significância 5%.

Resultados:

os 659 alunos foram inseridos na pesquisa, sendo 243(37%) de Medicina e 416 (63%) de Direito. Faixa etária 18-24 anos; predomínio do sexo feminino. Apresentaram qualidade de sono ruim e distúrbio do sono 169 (70%) estudantes de Medicina e 221(54%) de Direito, sendo estatisticamente significativo (p<0,001) para os de Medicina. Quando comparados aos alunos de Direto, esses apresentaram maior risco (RR 1,34 (1,15-1,56), p<0,001) para distúrbio e qualidade ruim do sono. O risco de sonolência diurna excessiva versus uso de drogas representou 71% (RR 1,71; IC95% 1,18-2,49) para os alunos de Direito. Preocupações, estudos, ansiedade e insônia foram fatores de risco mais frequentes.

Conclusão:

Fatores de risco que fazem parte do cotidiano de alunos do curso de Medicina e Direito afetam a qualidade de sono e aumentam o risco de sonolência diurna excessiva.(AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2