Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transtornos mentais comuns em motociclistas: uma revisão integrativa de literatura / Common mental disorders in motorcyclists: an integrative literature review

Coêlho, Vanessa Maria da Silva; Ceballos, Albanita Gomes da Costa de.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(3): 327-333, 02/07/2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-964784

Introdução:

Os Transtornos Mentais Comuns representam a morbidade psiquiátrica mais prevalente nas sociedades modernas. Sua presença, agregada ou não as características individuais dos condutores, pode afetar a forma de dirigir um veículo e acarretar desfechos negativos em sua condução, podendo estar associada aos problemas pertinentes ao trânsito inseguro.

Objetivos:

Identificar e analisar a produção científica existente sobre a prevalência e os fatores associados aos transtornos mentais comuns (TMC) em motociclistas.

Métodos:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no período de abril a dezembro de 2016 por meio de pesquisa de publicações nas bases de dados eletrônicas PubMed, LILACS, Bireme, Wiley Online Library, ScienceDirect, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações ­ BDTD e SCIELO.

Resultados:

Das 38 publicações encontradas, apenas 03 abordavam o tema proposto e atendiam aos critérios de inclusão, sendo selecionadas para compor esta revisão. Constatou-se que as pesquisas sobre a temática são recentes e desenvolvidas com desenho de estudo transversal. A prevalência de TMC variou entre 5,4% e 30,2%, sendo maior nos estudos nacionais. Para aferir a ocorrência dos TMC foram utilizados o Self-reporting questionnaire (SRQ-20) e o Clinical Interview Schedule Revised (CIS-R) e mostraram-se associados aos TMC o estado civil, não ter veículo próprio e o uso de drogas.

Conclusões:

Verificou-se que a produção científica acerca dos Transtornos Mentais Comuns em motociclistas é escassa e há pouco consenso sobre a frequência da doença e os fatores associados a ela nesta população específica.(AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2