Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

El afecto en la relación docente-estudiante / Affection in the Teacher-Student Relationship / O afeto no relacionamento professor-aluno

Burbano-Fajardo, Daissy Andrea; Betancourth-Zambrano, Sonia Mireya.
MedUNAB ; 20(3): 310-318, 2018.
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-964934

Introdução:

a relação professor-aluno é fundamental para os processos de aprendizagem e desenvolvimento integral dos alunos na sala de aula. Existem dois tipos de relacionamentos didáticos e socio-afetivos. Neste sentido, reconhece-se que o desenvolvimento do vínculo afetivo afeta o desenvolvimento humano, intelectual, acadêmico, social e religioso.

Objetivo:

Determinar a relação socioafetiva professora-estudante do pré-escolar e do primeiro grau, através do comportamento do professor.

Metodologia:

pesquisa quantitativa, tipo exploratório descritivo. A amostra foi por conveniência, composta de 14 professores, 9 de pré-escolar e 5 de primeiro grau, de duas instituições da cidade de Pasto, na Colômbia. O instrumento utilizado foi o Sistema de Pontuação de avaliação da sala de aula de Pianta que avalia três áreas suporte emocional, organizacional e cognitivo, que contém 9 dimensões e com as quais foram analisadas três fitas de video por professor, registradas no início, no meio e no final do ano. A equipe de pesquisa realizou a análise dos vídeos simultaneamente, para estabelecer um acordo entre os juízes. Anota foi de um a sete, sendo um o de menor pontuação e sete o de maior resultado, avaliando a relação dos professores em cada dimensão.

Resultados:

a relação professora-aluno, proposta por Pianta, foi analisada levando em consideração o critério de esfericidade de Mauchly. É assim que se observa que em oito das nove dimensões não há diferenças significativas ao longo do tempo, portanto, os professores mantêm a mesma maneira de se relacionar ao longo do ano letivo nos aspectos afetivos e de aprendizado em oposição à dimensão da linguagem; na qual se observa que si existem diferenças significativas.

Conclusões:

Para alcançar um progresso positivo no relacionamento, é essencial envolver o componente de carinho e comunicação para alcançar o entendimento mútuo, a percepção interpessoal e a empatia, sendo muito claro que o carinho mantém uma relação inseparável da cognição. [Burbano-Fajardo DA, Betancourth-Zambrano SM. O afeto no relacionamento professor-aluno. MedUNAB 2017-2018; 20(3) 310-318].
Biblioteca responsável: CO179.1