Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Produção e composição bromatológica do capim-marandu sob diferentes percentuais de sombreamento e doses de nitrogênio / Production and chemical composition of marandu palisadegrass under different percentages of shading and nitrogen doses

Reis, Guilherme Lanna; Lana, Ângela Maria Quintão; Emerenciano Neto, João Virgínio; Lemos Filho, José Pires de; Borges, Iran; Longo, Raissa Macaron.
Biosci. j. (Online) ; 29(5-Supplement 1): 1606-1615, nov. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-967349
Objetivou-se com esse estudo foi avaliar a influência da fertilização nitrogenada e do sombreamento artificial sobre a produtividade e variáveis bromatológicas da Brachiaria brizantha cv. Marandu. A pastagem foi submetida a quatro doses de adubação (0, 50, 70 e 100 kg de N por aplicação) e a quatro percentuais de sombreamento (0, 47, 53 e 66%) por meio de tela de náilon. A produção de matéria seca teve resposta linear para o sombreamento e a fertilização nitrogenada, onde reduziu com o sombreamento e aumentou com as doses de N. Os valores médios do índice de área foliar e a interceptação luminosa foram superiores ao preconizado no manejo de pastagens. O sombreamento não alterou a altura do dossel e o teor de FDN. Os maiores teores de FDN foram com 100 kg de N e os menores de FDA com 47,5% de sombreamento. O teor de PB decresceu linearmente em função do aumento sombreamento e das doses de N. A produção do capim-marandu responde positivamente ao aumento do N e negativamente ao sombreamento, enquanto que a quantidade e a qualidade da proteína decrescem pela ação de ambos os fatores.
Biblioteca responsável: BR396.4