Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Resilience and psychoanalysis: a systematic review / Resiliência e psicanálise: uma revisão sistemática / Resiliencia y psicoanálisis: una revisión sistemática

Malgarim, Bibiana Godoi; Fitz, Márcia Rosane Moreira Santana; Machado, Amanda Pacheco; Bastos, André Goettems; Ceitlin, Lúcia Helena Freitas.
Psico (Porto Alegre) ; 49(2): 206-212, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-967981
O objetivo deste trabalho foi investigar o conceito de resiliência estudando textos publicados no campo da psicanálise (em um período de dez anos). Através de uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2004 e 2014, usando descritores em português, espanhol e inglês. Foram pesquisadas cinco bases de dados Pubmed, Lilacs, Scielo, BVS Index Psi e PsycInfo. Reunimos 280 artigos publicados, incluindo artigos, artigos, revisões e outros tipos de material. Após os critérios de exclusão, 11 artigos foram selecionados para análise. A maioria dos artigos analisados foram revisões teóricas. O conceito de resiliência na psicanálise tende a estar relacionado a outros conceitos (por exemplo, trauma e violência). Por si só indica uma habilidade que foi construída fundamentalmente através de relacionamentos entre sujeitos e entre sujeitos e seus ambientes. Os estudos concordam com a noção de resiliência como um processo que vai além da simples adaptação. Na verdade, é a capacidade de sobreviver, relacionado às capacidades intra-psíquicas e às experiências emocionais iniciais. A este respeito, a resiliência surge como uma característica intimamente relacionada com o contexto social do sujeito. Na verdade, ela se desenvolve a partir de e dentro desse contexto.
Biblioteca responsável: BR1323.1