Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuição de múltiplos informantes para avaliação comportamental de adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade / Multiple informants' contribution on behavioral assessment of youths with inattention and hyperactivity symptoms / Contribución de múltiples informantes para evaluación conductal de adolescentes con quejas de falta de atención e hiperactividad

Ribeiro, Adriana de Fatima; Marino, Regina Luísa de Freitas; Cantiere, Carla Nunes; Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz; Rocha, Marina Monzani da; Schwartzman, José Salomão; Carreiro, Luiz Renato Rodrigues.
Psico (Porto Alegre) ; 48(4): 295-305, 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-968072
O objetivo do estudo foi avaliar a concordância entre múltiplos informantes sobre problemas de comportamento externalizantes e internalizantes de adolescentes entre 11 e 16 anos encaminhados para avaliação diagnóstica com queixas de desatenção e/ou hiperatividade. A amostra foi composta por 24 pais, 24 professores e 24 adolescentes que responderam aos questionários CBCL/6-18, TRF/6-18 e YSR/11-18, respectivamente, completando um total de 72 participantes. Em média, os pais reportaram mais problemas que os demais, o que levou a um maior número de casos na faixa clínica dos instrumentos. Os índices de concordância quanto à classificação dos problemas na faixa normal ou clínica dos instrumentos variaram de k=0,333 a k=0,120 e as correlações Q entre os pares de instrumentos variaram de 0,715 a 0,804, semelhantes às encontradas em trabalhos com amostras populacionais. As implicações para o diagnóstico clínico são discutidas tendo como base a importância da avaliação feita por múltiplos informantes para conhecer os comportamentos dos adolescentes com queixas de saúde mental em diferentes contextos e assim elaborar diagnósticos mais precisos e planejar intervenções mais adequadas.
Biblioteca responsável: BR1323.1