Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnósticos de enfermagem em idosos internados em unidade cirúrgica / Nursing diagnoses in elderly people admitted in surgical unit / Diagnósticos de enfermería en ancianos ingresados en unidad quirúrgica

Martins, Nidia Farias Fernandes; Silva, Bárbara Tarouco da; Abreu, Daiane Porto Gautério; Rosa, Bibiane Moura da; Lima, Juliana Piveta de; Bandeira, Eliel de Oliveira.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(1): 11-19, jan.-mar. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-968470

Objetivo:

identificar os diagnósticos de enfermagem em idosos internados em unidade cirúrgica, determinar a prevalência desses diagnósticos, verificar associação entre os diagnósticos mais prevalentes e as características definidoras/fatores de risco.

Métodos:

Estudo exploratório-descritivo, transversal, quantitativo, realizado com 38 idosos internados em um hospital universitário do sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do histórico de enfermagem. Para análise, utilizou-se a Taxonomia II North American Nursing Diagnosis Classification e o software SPSS versão 21.0.

Resultados:

Os idosos internados na clínica cirúrgica apresentaram uma média de 3,4 (±1,9) diagnósticos de enfermagem, e os mais prevalentes foram Risco de Infecção (44,7%); Conhecimento Deficiente (42,1%); Dor (36,8%); e Risco de Quedas (26,3%).

Conclusão:

Os diagnósticos de enfermagem possibilitam subsidiar o planejamento e a implementação das ações de enfermagem, levando em consideração as especificidades da pessoa idosa
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1