Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de distúrbios osteomusculares e a alteração da postura em profissionais de berçário / Prevalence of osteomuscular disorders and postural alterations in nursery professionals

Pereira Junior, Altair Argentino; Rosá, Amanda Prestini; Fiamoncini, Beatriz Moser.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 8(4): 497-504, nov., 2018. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-968809

OBJETIVO:

verificar a prevalência de distúrbios osteomusculares e alterações posturais nas profissionais de Berçários do município de Jaraguá do Sul/SC.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo transversal, participaram 92 mulheres, utilizou-se um questionário socioeconômico, seguido da aplicação do questionário Nórdico, para verificar os sintomas musculoesqueléticos. A análise postural foi realizada pelo software SAPO.

RESULTADOS:

constatou-se que 56,52% apresentaram dor, sendo o agachar o movimento mais citado, e a coluna lombar como a região mais afetada. Quanto ao questionário Nórdico, a coluna lombar teve a maior queixa, tanto nos últimos doze meses com uma média de 29,34%, e nos últimos sete dias, 46,73%. Todas as informações foram ao encontro com os resultados do software SAPO, que identificou uma elevada alteração postural na coluna lombar.

CONCLUSÃO:

A alta prevalência de distúrbios osteomusculares e alterações posturais nas profissionais de Berçários, chama a atenção principalmente em relação a sintomatologia. São necessários mais estudos deste tema, com o objetivo primordial de promoção e prevenção à saúde destas profissionais. [AU]
Biblioteca responsável: BR1337.9